Por que a alimentação saudável é importante?
Uma dieta equilibrada fornece ao nosso corpo os nutrientes necessários para funcionar corretamente. Esses nutrientes incluem vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Além disso, uma dieta equilibrada pode melhorar a energia, o sono, a saúde mental e a imunidade.
Os perigos de uma alimentação desequilibrada
A má alimentação pode desencadear dores de cabeça. Uma dieta desequilibrada, baseada em alimentos processados, ricos em gorduras trans e açúcares, pode causar inflamação no organismo, incluindo no cérebro[1]. Essa inflamação crônica está associada a diversos tipos de dores de cabeça, como as enxaquecas.
Além disso, a falta de água no organismo pode levar à desidratação, que é um gatilho comum para dores de cabeça.
Aspirina® alivia a dor de cabeça
Aspirina® é o medicamento vendido há mais de 125 anos para o alívio da dor, inclusive contribuindo na diminuição das dores que podem estar sendo provocadas pela má alimentação.
A Aspirina® conta com o ácido acetilsalicílico, esse ingrediente ativo inibe a formação de substâncias mensageiras, chamadas prostaglandinas, que aumentam a sensibilidade dos receptores de dor no corpo. Impedir sua produção reduz o aumento da excitabilidade dos receptores de dor nas terminações nervosas e diminui a dor e os sintomas inflamatórios.
Os pilares de uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável se baseia em alguns pilares fundamentais[2]:
- Variedade: Inclua uma diversidade de alimentos de diferentes grupos alimentares em suas refeições.
- Equilíbrio: Mantenha um equilíbrio entre os diferentes macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
- Moderação: Evite o consumo excessivo de alimentos processados, açúcares, sal e gorduras saturadas.
- Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia.
Os principais grupos alimentares e seus benefícios
- Frutas e legumes: Ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudam a prevenir doenças crônicas e a manter um peso saudável.
- Grãos integrais: Fonte de fibras, vitaminas do complexo B e minerais, fornecem energia de forma gradual e ajudam a controlar o colesterol.
- Proteínas magras: Essenciais para o crescimento e reparo dos tecidos, podem ser encontradas em carnes magras, peixes, aves, ovos, leguminosas e tofu.
- Leite e derivados: Boas fontes de cálcio e proteínas, essenciais para a saúde dos ossos.
- Gorduras saudáveis: Encontradas em azeite de oliva, abacate, oleaginosas e sementes, são importantes para o funcionamento do organismo.
Dicas para uma alimentação saudável
Siga as dicas a seguir para ter mais disposição e vitalidade no dia a dia:
- Leia os rótulos dos alimentos: Verifique a lista de ingredientes e a tabela nutricional para fazer escolhas mais conscientes.
- Cozinhe em casa: Prepare suas próprias refeições para ter mais controle sobre os ingredientes utilizados.
- Faça lanches saudáveis: Opte por frutas, legumes, iogurte natural, oleaginosas e sementes.
- Planeje suas refeições: Organize seu cardápio semanal para facilitar as compras e evitar a tentação de comer alimentos ultraprocessados.
Tenha mais disposição no dia a dia por meio de uma boa alimentação
Uma alimentação saudável não precisa ser complicada. Com um pouco de planejamento e conhecimento, você pode fazer escolhas que promovam sua saúde e bem-estar a longo prazo. Consulte um nutricionista para personalizar um plano alimentar que atenda às suas necessidades individuais.
Para mais dicas de como se livrar das dores de cabeça e ter maior disposição no dia a dia, continue acompanhando os conteúdos de Aspirina.
CH-20240916-113
[1] Nutrition and Headaches: from Long-held Beliefs to Scientific Evidence. FRONTIERS. Disponível em <https://www.frontiersin.org/research-topics/52792/nutrition-and-headaches-from-long-held-beliefs-to-scientific-evidence/overview>
[2] MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar para a População Brasileira. Disponível em <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf>