Dor de cabeça: causas, sintomas e tratamento

Roedores, maçantes, agudos - dores de cabeça vêm em muitas formas diferentes. Todos eles têm o potencial de tornar a vida cotidiana de uma pessoa uma tortura. Pessoas propensas a fortes ou constantes dores de cabeça muitas vezes mal conseguem realizar suas tarefas diárias como de costume. Sua qualidade de vida é significativamente reduzida.
Abaixo, pretendemos fornecer muitas informações sobre as causas e sintomas, bem como muitos conselhos sobre o que fazer contra que tipo de dor de cabeça.

Possíveis causas de dores de cabeça

Para garantir o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado, as possíveis causas da cefaléia devem ser determinadas. Pode haver vários fatores, de estresse e infecções a lesões na cabeça ou nas costas. As causas das dores de cabeça, portanto, diferem fortemente de caso para caso.

Cefaléia causa à primeira vista: ;

  • Estresse
  • Postura incorreta e tensões
  • Tensa região do pescoço e ombros
  • Falta de exercício
  • Ranger os dentes
  • Esgotamento e falta de sono
  • Ar viciado
  • Uso de álcool e nicotina
  • Desidratação
  • Ruído
  • Flutuações hormonais
  • Alergias
  • Mudanças climáticas
  • Outras doenças (como hipertensão ou gripe)
  • Lesões na cabeça e na coluna, lesão cervical ou concussão

O comprimido Aspirina® contra dor de cabeça

Ação rápida com aspirina

Efeito rápido

A aspirina é bem tolerada pelo estômago

Bem tolerado

Aspirina para engolir

Fácil de engolir

Aspirina com gosto bom

Sensação agradável na boca

    Os arquivos se acumulam no escritório, assim como os pratos na pia em casa. Nossa vida cotidiana costuma ser bastante agitada, o que muitas vezes nos deixa com pouco tempo para relaxar. Não é surpreendente se nos sentirmos estressados eventualmente. Esta é uma reação completamente natural que remonta aos nossos ancestrais da idade da pedra: o estresse nos coloca em alerta. Para evitar riscos desnecessários, funções corporais como a tensão muscular são ativadas, aumentando a prontidão para lutar ou fugir.

    Qualquer pessoa que sofra de cefaleias tensionais está bem familiarizada com a dor surda e premente. Como essa forma de dor de cabeça se desenvolve? Um dos motivos pode ser ficar sentado no local de trabalho por muito tempo. Isso incentiva a postura inadequada, o que, por sua vez, pode causar tensão e, por fim, dores de cabeça.

    Outros fatores também podem influenciar a tensão muscular, entre eles

    • Falta de sono,
    • Falta de exercícios, ou
    • Ranger de dentes.

    Outra causa potencial para o desenvolvimento de dores de cabeça é o ar interno. A fumaça do tabaco, os perfumes, assim como o nosso hálito exalado (com o dióxido de carbono nele contido) tornam o ar “viciado”. Assegure uma boa ventilação em casa
    e no trabalho. A falta de oxigênio, em combinação com um excesso de dióxido de carbono que exalamos a cada respiração, faz mal à nossa cabeça.

    O uso excessivo de álcool ou cigarros geralmente tem consequências depois de apenas algumas horas. A típica ressaca começa. Ambos os estimulantes podem promover o desenvolvimento de dores de cabeça. O álcool retira grandes quantidades de água do corpo, causando irritantes dores de cabeça. A nicotina, ao contrário, contrai os vasos sanguíneos e impede a circulação sanguínea até mesmo no cérebro.

    Uma noite curta pode muitas vezes ser contada por mais do que apenas as olheiras. Muito pouco sono normalmente nos deixa sem foco e com menos energia no dia seguinte. No entanto, a falta de sono e a fadiga associada também podem causar dores de cabeça. O sono insuficiente também afeta a tensão muscular. O corpo considera a privação de sono no mesmo nível que o estresse. Dores de cabeça de tensão com certeza aparecerão.

    A falta de sono também afeta nosso sistema imunológico. Um sistema imunológico enfraquecido abre as portas para patógenos. Um resfriado, acompanhado de sintomas típicos como coriza, tosse e dor de cabeça, é uma consequência possível.

    As flutuações hormonais, como as que ocorrem durante o ciclo feminino ou na gravidez, também podem causar dores de cabeça. De acordo com o estado atual de conhecimento, esses sintomas provavelmente se devem à queda do nível de estrogênio. Por exemplo, os níveis hormonais caem pouco antes da menstruação e perto da ovulação.

    Suspeita-se que o estrogênio influencia os estímulos de dor no cérebro. No entanto, as inter-relações e os processos precisos que causam dores de cabeça tensionais e enxaquecas ainda não foram totalmente pesquisados.  

    As alergias são outro motivo potencial e comum para dores de cabeça. Muitas pessoas afetadas se queixam de dores de cabeça durante um episódio de alergia aguda. Pessoas com alergias causadas por alérgenos inalados são as mais afetadas por isso. As dores de cabeça são, portanto, geralmente causadas por alergias ao pólen ou à poeira doméstica.

    Como as dores de cabeça se desenvolvem com precisão? Como as dores de cabeça se desenvolvem, entretanto? Os alérgenos entram no trato respiratório superior, causando uma reação inflamatória no nariz e nos seios da face, quando o corpo confunde os alérgenos com uma ameaça e tenta neutralizá-los com todas as suas forças. Entre outras coisas, a formação de muco é aumentada para expulsar os intrusos. Se a secreção não puder ser drenada com rapidez suficiente, a pressão nos seios da face aumenta, causando dores de cabeça alérgicas. As alergias também podem causar enxaquecas. No entanto, o mecanismo em funcionamento lá ainda não é conhecido.

    Um dia sofremos com o calor do verão, no outro a temperatura cai. Praticamente todo mundo reage a essas mudanças climáticas. Mas as dores de cabeça são consequência das mudanças climáticas? Os especialistas não conseguem chegar a acordo sobre o assunto. Por um lado, os pesquisadores consideram a influência dos fatores climáticos nas dores de cabeça e enxaquecas bastante pequena e questionável.1 Por outro lado, os estudos sugerem uma conexão entre aspectos climáticos específicos e dores de cabeça.3 A percepção subjetiva do indivíduo também pode desempenhar um papel no desenvolvimento de dores de cabeça.

    Além das causas comuns, como estresse, fadiga ou tensão muscular, as doenças podem causar dores de cabeça também. Estes incluem, entre outras coisas:

    •  Inflamação das meninges (por exemplo, causada por pneumonia ou otite média)
    •  Hipertensão
    •  Otite média
    •  Resfriado e gripe (inserir um link para o subitem)
    •  Inflamação do olho e visão defeituosa
    •  Glaucoma 

    Se você suspeitar de uma das condições acima, informe o seu médico e solicite um exame.

    Causas frequentes

    Desidratação, estresse, álcool, tensões ou o clima

    Tratamento

    Remédios caseiros ou analgésicos não controlados da farmácia, como comprimidos de Aspirina®, ajudam a aliviar as dores de cabeça.

    Tipos de dor de cabeça

    Batendo, pressionando, maçante, unilateral ou bilateral

    Mulher com dor de cabeça

    Dor de cabeça: os sintomas e tipos mais comuns

    As dores de cabeça podem ser muito preocupantes, especialmente se a causa não for conhecida.
    Os especialistas distinguem mais de 350 tipos diferentes de dor de cabeça. O paciente perderá o controle rapidamente. O que exatamente significam os sintomas? Eles sugerem doença? O que fazer com o respectivo tipo de dor de cabeça? Compilamos uma visão geral dos tipos mais importantes abaixo para tornar a classificação dos seus sintomas de dor de cabeça um pouco mais fácil para você:

    •  Cefaléia forte
    •  Cefaléia unilateral e bilateral
    •  Pressionando e dor de cabeça surda
    •  Cefaléia de esforço

      A maioria das pessoas associa dores de cabeça fortes, latejantes e pulsantes à enxaqueca. Esta doença é caracterizada por sintomas adicionais além de dor intensa e agravamento dos sintomas pela atividade física:

      •  Náusea
      •  Vômito
      •  Fotofobia
      •  Sensibilidade ao ruído
      •  Falta de apetite
      •  Hipersensibilidade a certos cheiros
      •  Perturbação visual
      •  Distúrbio da fala
      •  Formigamento ou paralisia nos membros

      Dores de cabeça latejantes em conexão com enxaquecas são normalmente limitadas a um lado da cabeça. Raramente os sintomas migram de um lado para o outro ou se espalham por toda a largura do crânio.

      As causas precisas das enxaquecas ainda não foram determinadas de forma conclusiva por pesquisas. Além das influências genéticas, entretanto, há suspeita de distúrbios na regulação da dor no cérebro. Estas são recorrentes em quem sofre de enxaqueca e podem ser responsáveis pelas fortes dores de cabeça.

      Atenção: As enxaquecas nem sempre aparecem isoladas. Muitos que sofrem de enxaqueca experimentam uma combinação de enxaquecas latejantes e dores de cabeça tensionais.

       

      Dores de cabeça que pressionam e latejam também podem ser rastreados pela localização da dor. As cefaleias tensionais e as de frio costumam afetar igualmente os dois lados da cabeça. As enxaquecas e as raras cefaleias em salvas, entretanto, são principalmente unilaterais.
      Os pacientes com cefaleia em salvas apresentam fortes dores de cabeça, geralmente centradas na área de um dos olhos.

      Dores de cabeça leves normalmente não são motivo para preocupação. Freqüentemente, são cefaleias tensionais, em que os músculos do pescoço e / ou das costas ficam tensos, por exemplo, devido ao estresse, má postura ou falta de sono, que podem se manifestar como dores de cabeça de pressão leves a moderadas. Essas dores de cabeça são geralmente ocorrências ocasionais que respondem bem à eliminação da causa e ao uso de analgésicos como o Aspirina®.

      Dores de cabeça opressivas ou surdas também podem ser causadas por outros fatores além da tensão. Muitas pessoas afetadas relatam pressão na cabeça, principalmente para a frente, ou seja, na área da testa e têmporas. Isso pode ser causado por doenças como resfriado ou gripe. As dores de cabeça incômodas também podem ser causadas por analgésicos. Em particular, os pacientes que tomam analgésicos por mais de dez dias por mês estão sob risco disso.

      Se você não tiver certeza ou se a frequência, gravidade ou duração das dores de cabeça latejantes ou de pressão aumenta apesar do tratamento, é hora de procurar orientação médica.

      Dores de cabeça que aparecem após o exercício só podem ser tratadas de forma eficaz se você souber o gatilho e removê-lo corretamente. Se sua cabeça está latejando depois de correr, nadar ou se envolver em atividades semelhantes, geralmente é seu corpo enviando um sinal de alerta.
      A razão para uma dor de cabeça que ocorre após ou durante a prática de esportes é frequentemente descoberta: você exagerou. Se você aumentar seu exercício muito repentinamente, por exemplo, devido a levantar sua carga de forma muito abrupta ou com muita força, as artérias e veias em sua cabeça podem esticar demais. O aumento da sudorese aumenta a perda de líquido e piora a dor. As dores de cabeça causadas por esforço excessivo são chamadas de dor de cabeça por esforço.

      Outras causas de dores de cabeça de esforço, muitas vezes também em combinação:

      • Você está se exercitando com a “técnica” errada: Isso leva a uma postura inadequada e / ou tensão, que em por sua vez, causa dores de cabeça. Os sintomas podem aparecer apenas algum tempo após o exercício, mas podem durar mais se os problemas musculares continuarem.
      • Você não bebeu o suficiente. A desidratação aumenta o esforço necessário para que a circulação tenha um suprimento ótimo para todo o corpo.
      • Você tem um déficit mineral, por exemplo, em magnésio ou sal, o que torna a função muscular ideal e a regulação do metabolismo da água impossível.
      • A temperatura ambiente está muito alta ou muito baixa: temperaturas extremas também representam um desafio para o coração e os vasos.
      • Você está se exercitando em uma altitude incomum (por exemplo, se você for para sua corrida matinal durante as férias nas montanhas, ou se você fizer caminhadas nas montanhas sem se acostumar com as mudanças primeiro).
      • Um episódio de enxaqueca geralmente piora com o exercício. Nesse caso, o exercício também pode agravar a dor de cabeça aguda.

      Qualquer pessoa que sofre de um resfriado experimentará uma série de sintomas desagradáveis ao mesmo tempo: Além de febre, dores nos membros e dor de garganta, muitos pacientes também sofrem de dores de cabeça nesta fase. Por que é esse o caso? As verdadeiras causas da dor de cabeça fria ainda não foram determinadas sem dúvida pela ciência.

      No entanto, duas causas potenciais parecem ser as mais prováveis:

      • Quando os vírus do resfriado se espalham para a mucosa do trato respiratório, eles causam inflamação e aumentam a produção de secreção. Esse muco não pode ser drenado adequadamente, o que pode aumentar a pressão na região da cabeça durante um resfriado e causar dores de cabeça.
      • Quando o corpo luta contra a doença, o sistema imunológico aumenta a liberação de citocinas. Essas proteínas transmitem sinais entre as células e são suspeitas de causar dores de cabeça em concentrações mais altas.

      Ambos os processos são suspeitos de tornar as dores de cabeça uma típica companheira do resfriado.

      Muitas pessoas, em particular aquelas com enxaquecas ou dores de cabeça tensionais, parecem ser sensíveis às mudanças no clima. Um estudo em grande escala mostrou que onze por cento dos pacientes com enxaqueca até citaram o clima como a causa de dois terços de seus episódios.1 Entretanto, influências externas como o clima podem realmente desencadear ou agravar dores de cabeça?

      A ciência não concorda com isso. Enquanto alguns especialistas consideram as dores de cabeça relacionadas ao clima uma possibilidade, outros permanecem céticos. Por exemplo, as informações fornecidas pelos pacientes retrospectivamente sobre as causas de sua dor nem sempre são confiáveis. Eles podem perceber influências óbvias, como o clima, com mais intensidade do que fatores desencadeadores menos evidentes, como estresse, mudanças em seu ritmo diário ou flutuações nos níveis hormonais. Portanto, as dores de cabeça podem ser erroneamente atribuídas ao clima. Até o momento, os estudos mal conseguiram estabelecer qualquer ligação significativa entre as dores de cabeça e o clima.

      Finalmente sem sintomas: O que fazer contra as dores de cabeça?

      As dores de cabeça são tipicamente um sintoma de uma causa específica que pode estar relacionada à doença. É sempre aconselhável determinar a causa da dor de cabeça. No entanto, muitas coisas também podem ser feitas para mitigar efetivamente os sintomas incômodos.

      Muitos remédios e tratamentos domésticos são considerados uma ajuda rápida e eficaz. O que realmente ajuda contra dores de cabeça? Compilamos os melhores tratamentos para você:

      •  Remédios caseiros para dor de cabeça
      •  Relaxamento contra a dor
      •  Massagens
      •  Exercício e esporte
      •  Local de trabalho ergonômico
      •  Pausas para os olhos
      •  Dieta balanceada
      •  Vida cotidiana regular
      •  Comprimidos para dores de cabeça
      •  Mitigação de dores de cabeça causadas por resfriados
      Mulher no sofá com dor de cabeça

        Aqueles que sofrem de dores de cabeça podem tentar remédios naturais primeiro. Sua própria caixa de remédios pode conter muitos tesouros consagrados pelo tempo que já provaram seu valor. Existem vários óleos aromáticos, por exemplo, aos quais é atribuído um efeito refrescante e analgésico.
        Outro remédio caseiro para dores de cabeça é beber café. A cafeína contida nele é atribuída um efeito revigorante e dilata os vasos sanguíneos contraídos no cérebro para aliviar as dores de cabeça. Até mesmo uma xícara de café no início de um episódio de enxaqueca supostamente ajuda a reduzir os sintomas.¹

        A habilidade de fazer com que a vida cotidiana acelerada de alguém fique em segundo plano e se concentre no próprio bem-estar é uma habilidade que tem virtude, em particular se sofre de dores de cabeça intermitentes. Esses sintomas geralmente são devidos a uma tensão mental que oprime o paciente e se manifesta na forma de tensão e dores de cabeça associadas.

        Exercícios de relaxamento combinados, como ioga, treinamento autogênico, Qigong, etc., podem ajudar. Eles são uma ferramenta para abordar a vida cotidiana de uma forma mais relaxada e dar um passo atrás dela

        As massagens são outro remédio caseiro experimentado e testado para dores de cabeça. Massagens leves na cabeça, nas têmporas e na raiz do nariz podem ajudar principalmente durante os sintomas agudos. Eles liberam tensões, o que ajuda a reduzir a dor de cabeça. Você também pode experimentar compressas quentes e úmidas nos ombros e pescoço ou compressas frias nas áreas doloridas.

        Uma caminhada ao ar livre é outra forma de neutralizar as dores de cabeça. Além de fortalecer a circulação sanguínea na cabeça, também ajuda a liberar a tensão no pescoço, ombros e costas.

        O exercício físico regular fortalece o corpo e clareia a mente. O movimento praticamente faz com que a tensão desapareça. Os músculos tensos pelo estresse ou longos períodos na posição sentada são relaxados de uma forma totalmente natural. Isso pode aliviar as dores de cabeça e prevenir enxaquecas. Qualquer atividade física que seja boa para você pessoalmente e que não agrave seus sintomas é permitida, incluindo natação, corrida ou ciclismo no parque.

        Trabalho amigável para as costas é outro conselho para prevenir dores de cabeça. Afinal, a maioria das pessoas passa a maior parte do dia sentadas. Má postura pode ter efeitos extremamente negativos. A tensão nos músculos do pescoço, ombro ou costas se manifesta rapidamente na forma de dores de cabeça tensionais. Observe os seguintes itens para evitar isso:

        • Mantenha pelo menos 50 centímetros entre sua tela e seu rosto
        • Use uma cadeira de escritório ergonômica
        • Frequência mude sua posição sentada
        • Use mesa com altura regulável

        CONSELHOS: Além dos degraus indicados, levante-se e ande de vez em quando. Adicione alguns exercícios intermediários para melhorar a circulação e promover o fluxo sanguíneo na cabeça.

        Uma pequena pausa de vez em quando não apenas limpa a cabeça, mas também pode ajudar a prevenir dores de cabeça. Pessoas que passam grande parte de seu dia de trabalho no computador, muitas vezes sofrem com os sintomas associados. O que você pode fazer a respeito?

        • Desvie o olhar da tela de vez em quando.
        • Levante-se e mova-se.
        • Faça exercícios de relaxamento para os olhos; por exemplo, concentre-se em um ponto distante por um minuto.

        Outro conselho contra dores de cabeça é cobrir os olhos fechados com as palmas das mãos por dois a três minutos sem pressionar o globo ocular. Seus olhos sobrecarregados vão agradecer por isso, assim como sua cabeça.

        Uma dieta saudável e equilibrada também pode aliviar as dores de cabeça. Alimente seu corpo com vitaminas e nutrientes suficientes para fortalecê-lo e fornecer de maneira ideal todas as células. Um nível consistente de açúcar no sangue sem grandes flutuações ajuda a prevenir dores de cabeça. Também beba bastante! A desidratação geralmente se manifesta na forma de dor de cabeça.

        As dores de cabeça podem ser combatidas integrando uma determinada rotina à vida cotidiana. Isso não significa que todos os dias devam ser exatamente iguais. Apenas certifique-se de não pular nenhuma refeição, por exemplo. Um ritmo consistente de sono-vigília também se mostra benéfico em muitos casos. Muitos pacientes têm menos dores de cabeça se se levantam e vão para a cama nos mesmos horários todos os dias.

        Nossos dias são frequentemente preenchidos com a transbordamento de compromissos, tarefas e compromissos que devem ser concluídos. Nem sempre temos aqui nem sempre tempo para prevenir dores de cabeça.
        Os comprimidos para dores de cabeça são a solução mais simples e rápida para as suas dores de cabeça nesse caso. Ingredientes ativos como ácido acetilsalicílico em Aspirina® fornecem alívio rápido e confiável de dores de cabeça leves a moderadas.

          

        Infos zu Aspirin®

        Nota importante sobre o uso: Nunca tome comprimidos para dor de cabeça por mais de três dias consecutivos e por não mais de dez dias por mês. Caso contrário, você corre o risco de desenvolver dores de cabeça induzidas por analgésicos. Isso fará com que as dores de cabeça pré-existentes voltem com mais frequência e reduzirá ou eliminará sua resposta aos analgésicos. Procure orientação médica se a sua dor persistir.2
         

        Tente considerar estas notas e preste atenção em como as suas dores de cabeça se desenvolvem. A dor está diminuindo? A freqüência das dores de cabeça diminui? Experimente!

        Fale sempre com o seu médico de família se a sua dor de cabeça for persistente ou muito forte. Eles trabalharão com você para determinar a causa e iniciar o tratamento correto. Em situações agudas, analgésicos como o Aspirina® também podem proporcionar alívio.

        • Beba muitos líquidos antes e durante o esporte! As bebidas esportivas especiais, como bebidas isotônicas ou eletrolíticas, que não apenas auxiliam no equilíbrio de fluidos, mas também melhoram o suprimento de minerais e carboidratos, são particularmente boas.
        • Deixe-se descansar! Isso se aplica tanto durante o esporte quanto antes dele. Não se esforce para atingir o melhor desempenho físico se não se sentir totalmente bem.
        • Faça um lanche antes do treino para manter os níveis de açúcar no sangue e energia elevados. Uma banana é uma boa escolha.
        • Estilo de vida saudável: durma o suficiente, evite o álcool e a nicotina e faça uma dieta variada.
        • Dê ao seu corpo tempo para se adaptar às novas condições ambientais. Comece devagar e não faça exercícios sob forte calor ou frio.

        Atenção: Se você sofre de dores de cabeça recorrentes aos esforços, faça um exame médico. Eles podem determinar os gatilhos individuais para suas dores de cabeça após o exercício e recomendar o tratamento apropriado.

        Existem várias maneiras de aliviar uma dor de cabeça devido a um resfriado:

        • Muito descanso é particularmente importante para tratar sintomas de resfriado e para recuperar as forças. Mime-se com o descanso de que seu corpo precisa agora.
        • Preste atenção aos conselhos gerais contra infecções semelhantes às da gripe (beber muito, inalar vapor, aquecer a garganta ou descansar na cama se tiver dores nos membros). À medida que seu sistema imunológico vence o resfriado, sua dor de garganta, dor de cabeça ao tossir e coisas semelhantes também irão desaparecer passo a passo.
        • Uma compressa fria no pescoço ou na testa é recomendada para alívio de curto prazo.
        • Os analgésicos podem ser um aliado valioso para combater eficazmente a dor. Produtos como o Aspirina® C não apenas aliviam as dores de cabeça do resfriado, mas também outros problemas relacionados ao resfriado, como dor de garganta, dor nos membros e febre. Os comprimidos efervescentes com a adição de vitamina C são dissolvidos em água, o que os faz libertar os seus princípios activos de forma particularmente rápida.
        • Muitos pacientes confiam em remédios caseiros, como óleo de hortelã-pimenta ou gengibre. O óleo de hortelã-pimenta é massageado na testa e nas têmporas, o gengibre é bebido como chá e ambos podem ajudar a aliviar as dores de cabeça.

        Experimente o que ajuda você especificamente e o que é bom para você. Uma combinação de várias opções geralmente leva aos melhores resultados

        Sinais de alerta em caso de dor de cabeça: quando consultar um médico

        Embora desagradáveis, as dores de cabeça são geralmente um problema inofensivo que pode ser bem tratado com medicamentos analgésicos da farmácia.

        Os remédios caseiros também podem ajudar a melhorar os sintomas. Embora os pacientes com sintomas leves geralmente não precisem de um médico, existem algumas circunstâncias em que o conselho médico é recomendado para dores de cabeça:

        •  dores de cabeça com início em uma idade acima de 40 anos
        •  intensidade incomum, duração ou localização da dor de cabeça
        •  dores de cabeça aumentando em intensidade ou duração apesar do tratamento
        •  nenhuma ou pouca melhora após tomar analgésicos
        •  uso frequente de analgésicos (mais de oito a dez vezes por mês) 1

        Existem também outros sinais de alerta que devem levar à procura de aconselhamento médico. Estes incluem dores de cabeça acompanhadas por febre ou sintomas neurológicos, como dormência ou paralisia. Esses sintomas podem indicar cefaleia sintomática, ou seja, dor causada por uma doença. As causas conhecidas incluem sinusite, distúrbios vasculares ou trauma craniocerebral.

        É aconselhável consultar o seu médico para determinar a causa dos seus sintomas e iniciar a terapia adequada a partir de então.

          Quando você deve consultar um médico para uma dor de cabeça devido a um resfriado

          Dores de cabeça causadas por um resfriado geralmente podem ser tratadas bem sem intervenção médica. Em alguns casos, entretanto, uma consulta com seu médico e um exame completo são necessários:

          • Se a dor de cabeça continuar após o resfriado.
          • Se a dor for invulgarmente forte.
          • Se aparecerem sintomas que não são típicos de resfriados, como náuseas ou distúrbios visuais.
          • Se a febre subir abruptamente (acima de 39 graus Celsius).

          Seu médico pode determinar o motivo de sua dor de cabeça contínua após um resfriado e recomendar medidas adequadas ou prescrever medicamentos.

          Informações sobre dor de cabeça

          As dores de cabeça são um caso para o médico de emergência
          se aparecerem repentinamente e atingirem a intensidade máxima rapidamente. Ligue também para o número de emergência em casos de ataques epilépticos ou distúrbios de consciência.

          Qual médico consultar para dores de cabeça?

          Depois de lidar com a questão de quando consultar um médico por causa de uma dor de cabeça, a próxima questão a determinar é qual médico consultar para seus sintomas.

          Normalmente, o clínico geral é o primeiro ponto de contato para as dores de cabeça. Eles estão familiarizados com os sintomas mais comuns de enxaqueca e outras dores de cabeça e podem indicar um tratamento adequado. Se o seu médico não puder ajudá-lo, ele o encaminhará a um neurologista, especialista em doenças do sistema nervoso. As dores de cabeça se enquadram nesta categoria. Eles têm outros métodos de diagnóstico à disposição, incluindo tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI), para determinar a causa de sua dor.

          Informações sobre dor de cabeça

          Fato interessante: 
          O cirurgião ortopédico pode ser outro médico que vale a pena consultar. Tensão muscular ou desgaste na área da coluna cervical podem causar seus sintomas.

          Os pais muitas vezes se perguntam a que médico procurar se seus filhos sofrem de dores de cabeça. O pediatra deve ser sempre a primeira escolha. Eles não apenas examinarão a criança minuciosamente, mas também garantirão que o medicamento seja administrado na dosagem certa, se necessário.³ .

          Um conselho especial: mantenha um diário de dor de cabeça

          Que o trabalho do médico assistente seja mais fácil em seu diagnóstico, mantendo um diário de dor de cabeça onde você registra seus sintomas, sua gravidade e duração como bem como as circunstâncias em que ocorreram. Isso torna mais fácil identificar as conexões e as causas de sua dor de cabeça. O médico pode então solicitar outros exames que ajudem a fundamentar suas suspeitas. Por exemplo, testes especiais de alergia podem determinar se as dores de cabeça são causadas por uma alergia. Se ocorrer uma reação alérgica evidente, o alérgeno é revelado como a causa da dor de cabeça

          Visão geral dos produtos Aspirina®

          Aspirina® 500mg, Aspirina® MicroAtiva, CafiAspirina® ou Aspirina® C? Qual produto certo para mim?

          Saiba mais

          Produtos - visão geral
          1. Becker, WJ: Weather and migraine: Can so many patients be wrong? Cephalalgia 2010; 31(4): 387–390
          2. http://www.relieve-migraine-headache.com/headache-caffeine.html (15/02/2019)
          3. Deutsche migraine- und Kopfschmerzgesellschaft: Rund um den Kopfschmerz – Online Leaflet. URL: http://www.dmkg.de/kopfschmerz-onlinebroschuere.html (24/10/2018).